Lira anuncia grupo de trabalho para analisar mineração em terras indígenas
Matéria deve ser pautada apenas em abril na Camarâ, prevê presidente da Casa
Foto: Luis Macedo
Um grupo de trabalho para analisar o projeto que trata sobre mineração em terras indígenas foi anunciado nesta quarta-feira (9) pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PL-AL). No entanto, a matéria entra apenas em abril na pauta da Casa.
Segundo Lira, a previsão é que 20 deputados participem do grupo, entre 13 deputados da maioria e 7 da minoria. O deputado prevê um trabalho de 30 dias para levar o assunto ao plenário.
O anúncio de Lira tem a ver com a manifestação desta quarta, promovida por um grupo de artistas, contra projetos que tramitam no Legislativo e que afrouxam leis ambientais.
A mobilização buscou sensibilizar parlamentares e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) contra uma série de projetos que facilitariam o desmatamento, fragilizam os direitos de propriedade dos indígenas e flexibilizam as regras relativas ao uso de agrotóxicos.
Ao receber os artistas, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) afirmou que tais projetos foco em alterações em leis ambientais serão discutidos em comissões antes de ir ao plenário.