Lira convoca instalação de comissão para analisar PEC sobre emendas para o combate a desastres naturais
Medida acontece em meio a fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul
Foto: Prefeitura de Esteio (RS)
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou para a tarde de quarta-feira (8) a instalação da comissão especial que vai analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC 44/23) que reserva 5% das emendas individuais ao Orçamento para o enfrentamento de catástrofes e emergências naturais. Medida acontece em meio às fortes chuvas que já deixaram mais de 30 mortos no Rio Grande do Sul (RS).
Esse valor deverá ser destinado ao órgão federal competente, que deverá fazer o repasse às respectivas unidades da Federação no momento do desastre. O montante deverá ser revertido aos parlamentares no quarto ano da legislatura caso não tenha havido intercorrências que justifiquem a sua utilização.
O comissão especial será composta por 34 membros efetivos e o mesmo número de suplentes.
Orçamento
As emendas individuais ao Orçamento são de autoria de cada parlamentar e podem servir, por exemplo, para financiar obras e projetos em seu estado ou região.
De acordo com a Constituição Federal, as emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 2% da receita corrente líquida do exercício anterior ao do encaminhamento da proposta, observado que a metade desse percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde.
A PEC estabelece que deverá ser feita, a critério do deputado ou senador, a reserva de 5% do valor disponibilizado às suas emendas para enfrentamento de catástrofes e emergências naturais.
Veja mais: CNU: Ministra afirma que nova data deve ser anunciada nas próximas semanas
Governo Federal adia 'Enem dos Concursos' em todo Brasil por causa das chuvas no RS