Política

Lira desaprova posse de Maduro: “Democracia exige eleições limpas”

Nicolás Maduro foi reconduzido ao cargo de presidente da Venezuela no momento da celebração na sede da Assembleia Nacional, na capital da Venezuela

Por Da Redação
Ás

Lira desaprova posse de Maduro: “Democracia exige eleições limpas”

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), desaprovou a recondução de Nicolás Maduro à presidência da Venezuela e declarou que a democracia só pode ser garantida através das eleições limpas, com o respeito ao voto do povo.

Entenda a crise venezuelana

Nicolás Maduro foi reconhecido como eleito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), da Venezuela, ainda com as críticas de líderes internacionais por não apresentar as atas eleitorais.

O Brasil não reconheceu de forma oficial o resultado do pleito, porém enviou sua embaixadora na Venezuela, Glivânia Maria de Oliveira, para comparecer à cerimônia de posse.

“A democracia exige eleições limpas, sem fraudes e respeito ao voto popular. Não aconteceu isso na Venezuela. A posse de Nicolás Maduro afronta a vontade do povo venezuelano e deve ser repudiada, com medidas políticas e econômicas, para que ditaduras não se sintam legitimadas”, publicou Arthur Lira na rede social X.

Nicolás Maduro tomou posse como presidente nesta sexta-feira (10) no momento da cerimônia na Assembleia Nacional, em Caracas (capital da Venezuela). O presidente venezuelano não apresentou provas que confirmasse a vitória dele nas urnas, porém foi considerado eleito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

A posse de Maduro ocorreu com pouca presença de líderes mundiais, até mesmo de antigos apoiadores na diplomacia da América Latina, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O presidente brasileiro enviou a embaixadora do Brasil na Venezuela, Glivânia Maria de Oliveira, para representar o Brasil. Em contrapartida, esteve na cerimônia o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.