• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Livro didático alemão reforça estereótipos preconceituosos sobre crianças brasileiras

Livro didático alemão reforça estereótipos preconceituosos sobre crianças brasileiras

Publicação estrangeira incita a discriminação contra brasileiros

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Livro didático alemão reforça estereótipos preconceituosos sobre crianças brasileiras

Foto: Reprodução

Uma mãe brasileira comentou em um grupo na Alemanha sobre um caso de bullying sofrido pelo filho dela em uma escola local. O caso ocorreu depois de um conteúdo ofensivo no livro didático “ABC dos Animais”, da editora Mildenberger Verlag. No material escolar, um trecho descreve um menino chamado Marco, que reside no Rio de Janeiro, como uma criança que “não vai à escola, busca restos de comida no lixo de manhã e quer ser jogador de futebol”.

Essa representação preconceituosa incitou os colegas de classe a zombarem da criança, o que gerou revolta entre pais e a comunidade brasileira na Alemanha, que debatem a responsabilidade da editora e das escolas na escolha de materiais didáticos.

A editora falou sobre o assunto nas redes sociais, comunicando que o livro será corrigido e que o intuito da publicação é “sensibilizar as crianças para a diversidade do mundo”. A Embaixada do Brasil em Berlim lançou uma nota oficial repudiando a representação estereotipada, e destacou que a taxa de escolarização de crianças brasileiras entre 6 e 14 anos é de 99,4%, de acordo com dados do IBGE. A nota ainda salientou os programas sociais como o Bolsa Família e a merenda escolar, reconhecidos internacionalmente por seus impactos positivos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário