Livro homenageia dez anos de Toffoli no STF
Além disso, fala sobre democracia e sistema de Justiça

Foto: Nelson Júnior/STF
Foi lançando na noite desta quarta-feira (23), o livro "Democracia e Sistema de Justiça", em homenagem aos dez anos do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli. O evento ocorreu no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal.
A publicação foi coordenada pelos ministros Alexandre de Moraes, do STF, e André Mendonça, da Advocacia Geral da União. A obra teve a participação de juristas, ministros do STF, tribunais superiores, professores e outras personalidades.
Sobre o livro
Possui 44 artigos, que tratam de temas como colaboração premiada, gestão, direitos humanos, desinformação, inteligência artificial, redes sociais e combate à corrupção. Tais assuntos são tratados sob a ótica das principais decisões do ministro Dias Toffoli.
Além de Moraes e Mendonça, compareceram ao lançamento os ministros do STF Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, além de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autoridades do Executivo, parlamentares, juristas, advogados e membros do Ministério Público.
Discurso
Na cerimônia, Toffoli fez um discurso em que lembrou passagens de sua carreira como ministro da Suprema Corte. Ele afirmou ser necessário coragem para julgar “mesmo sabendo que não se agradará a todos”.
“É a Constituição que estabelece as salvaguardas da democracia e da cidadania, dentre as quais se destacam os direitos e as garantias fundamentais. Zelar por um pacto de tamanha magnitude não é tarefa fácil. Exige muito empenho, coragem e prudência”, disse.
Além disso, Toffoli afirmou que ser ministro do STF é “honrar a Constituição”, as leis e as garantias previstas na Carta Magna.
O ministro ingressou no Supremo em 23 de outubro de 2009, assumindo cadeira que ficou vaga devido à morte do ministro Carlos Alberto Menezes Direito.