Livro resgata história do festival de cinema que marcou época no Brasil dos anos 60

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Livro resgata história do festival de cinema que marcou época no Brasil dos anos 60

Foto: Divulgação

A história do cinema ganha um registro inédito por meio dos historiadores Maria Christina Baptista Pinto e Vidal Antônio de Azevedo Costa, que se dedicaram ao levantamento de relatos, fotos e registros do Festival Internacional de Cinema Tribunascope de Ouro, realizado no final dos anos 50 e começo de 1960, em um grande evento fora do eixo Rio - São Paulo. O festival, realizado em Curitiba (PR), era um sucesso e contou, em suas últimas edições, com a presença de astros de primeira grandeza de Hollywood que prestigiaram o evento no auge da fama, como os atores Anthony Perkins e Janet Leigh, do filme Psicose, de Alfred Hitchcock, em um mix de estrelas nacionais e internacionais.

Como 16º volume da Coleção A Capital, o livro “Tribunascope: de Calçada da Fama à Guia da Calçada; memórias de um festival internacional de cinema”, lançado pela Factum Editora e editado por Tatiana Marchette, originou-se de um trabalho de conclusão da graduação dos autores, que nos anos 90 cursavam História na Universidade Federal do Paraná. Depois eles se dedicariam a outros projetos e, após mais de 30 anos, eles tiveram a ideia de retomar o tema e assim o livro tomou forma e hoje é um documento raro e obrigatório da história do cinema. “O festival acontecia em Curitiba, nos extintos Cine Ópera e Vitória, e mesmo na cidade é pouco conhecido apesar de ter contado, para a sua realização na época, com o apoio dos grandes veículos de comunicação” conta Vidal Costa. O Tribunascope era uma iniciativa de um dos jornais de maior circulação na época, a Tribuna do Paraná, responsável pela organização e divulgação do festival.

Além da exibição de filmes e da premiação, as últimas edições do Tribunascope incluíram uma glamourosa Calçada da Fama, na qual os artistas deixaram suas assinaturas como recordação. “A Calçada da Fama do Tribunascope é parte da história do Brasil e está sob a guarda da UNESPAR, que administra o prédio do antigo Cine Vitória, de onde foi retirada nos anos 90. Durante anos a Calçada esteve ao lado do Teatro Guaíra, em Curitiba, à disposição do público, e hoje o acesso ainda é restrito até o monumento ser recuperado”, diz o autor do livro.

Para Tatiana Marchette, editora da Factum, o livro contextualiza o momento histórico dos anos 50/60 e resgata documentos até então inéditos. “Os autores, ambos historiadores, atuaram como arqueólogos, cientistas sociais e detetives para reconstituir essa história, não desprezando nenhuma informação. Eles promoveram uma reconstituição elegante, complexa e inédita, pois lançaram mão da análise das representações de uma sensibilidade urbana, mesmo sem boa parte da sua materialidade”, avalia.

 “Tribunascope: de Calçada da Fama à Guia da Calçada; memórias de um festival internacional de cinema” foi realizado por meio do mecenato subsidiado da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo das empresas Iveco e Florença.

O livro, com 176 páginas, estará à venda a partir do dia 11 de dezembro, data do lançamento, pelo site da Factum https://www.factumhistoria.com.br/loja/, e pela livraria do SESC Paço da Liberdade de Curitiba.

O lançamento oficial do livro será no dia 11 de dezembro, das 14h30 às 17h, no SESC Paço da Liberdade de Curitiba (Praça Generoso Marques, 189). Telefone (41) 3234-4200. Para mais informações, acesse http://Tribunascope.wordpress.com/

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.