• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Lixo do Carnaval de rua de Salvador será transformado em lixeiras para a cidade
Bahia

Lixo do Carnaval de rua de Salvador será transformado em lixeiras para a cidade

A operação vai ser uma parceria da Ambev com a MAP

Por Da Redação
Ás

Lixo do Carnaval de rua de Salvador será transformado em lixeiras para a cidade

Foto: Reprodução

Uma parceria entre a Ambev e a MAP irá reciclar todo os resíduos coletados durante o carnaval de Salvador. A operação irá envolver 1.020 catadores de material reciclável em Salvador ao longo do carnaval. Serão 8 centrais de coleta, espalhadas pelos principais circuitos, durante todos os seis dias de carnaval.   Cerca de 12 milhões de foliões que circularão pelos blocos da capital baiana serão impactados. 

Parte do lixo será utilizado na produção de lixeiras para serem instaladas na cidade, deixando um legado positivo e sustentável para os cidadãos após a folia.

O projeto contempla outras cidades como Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

“Queremos ter um Carnaval cada vez mais sustentável e também ajudar na conscientização dos foliões. Por isso, decidimos nos unir a parceiros para fazer uma ação inédita de limpeza que vai recolher todo o tipo de material reciclável: vidro, plástico, papelão, latas, mesmo que sejam de marcas concorrentes”, conta Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev. “A gente sabe que uma única ação não traz todas as soluções de que precisamos. Também temos consciência de que não vamos vencer esse desafio sozinhos; daí a iniciativa de convidar a ANCAT, a MAP, a Boomerang e outros parceiros para se juntarem conosco nessa tarefa, que é de todos nós – empresas, associações, foliões, sociedade e governo”, acrescenta.

Os catadores e catadoras receberão uma renda fixa por dia de trabalho, além de remuneração extra pela quantidade e tipo de materiais recolhidos. “Junto com a MAP, estamos pensando em uma estrutura para facilitar o trabalho do catador e garantir que o lixo seja recolhido. Por isso, além da remuneração fixa, vamos garantir a compra de todos os materiais a um preço superior ao padrão de venda, já que estaremos mais próximos dos catadores, reduzindo o número de intermediários”, conclui Figueiredo.

Todos os parceiros na coleta receberão EPIs (Equipamento de Proteção Individual), sacos apropriados para coleta e contarão com pontos de apoio com hidratação e banheiros. Todo o lixo reciclável recolhido será encaminhado para uma das 45 centrais de coleta espalhadas estrategicamente pelas cidades. Nas centrais, os materiais serão recebidos, separados e destinados para a reciclagem.

Rumo ao fim da poluição plástica

A ação deste Carnaval vem logo depois de a Ambev anunciar que vai acabar com a poluição plástica de suas embalagens até 2025. Para atingir essa meta, a companhia vai tomar uma série de medidas e criar inovações em parceria com outras empresas e universidades e, neste Carnaval, dá mais um passo rumo a esse objetivo.

“Nós queremos deixar um legado sustentável para a sociedade e entendemos que cada um de nós tem um papel fundamental para isso. É importante que todos os foliões lembrem que cada ação importa e que juntos podemos construir um mundo melhor”, comenta Figueiredo.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário