Liz Truss assume como primeira-ministra do Reino Unido após encontro com rainha
Elizabeth II reconheceu oficialmente renúncia de Johnson
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, foi empossada pela rainha Elizabeth II nesta terça-feira (6), após uma reunião no Castelo de Balmoral, na Escócia. Escolhida pelo Partido Conservador, que comanda o país, Truss irá substituir Boris Johnson. Em julho, o ex-primeiro-ministro britânico renunciou ao cargo e saiu oficialmente do poder nesta manhã.
Em discurso de despedida mais cedo em Londres, Johnson se disse injustiçado e tirado do comando do país antes da hora. "O bastão será entregue no que inesperadamente acabou sendo uma corrida de revezamento. Eles [deputados] mudaram as regras no meio do caminho, mas isso não importa agora (...) Mas como Cincinato [ditador romano que voltou ao poder após se aposentar], eu estou retornando ao meu plano", discursou, em pronunciamento em frente à sede do governo britânico, em Downing Street.
Ao assumir o cargo de primeira-ministra, a ex-secretária de Relações Exteriores herda um país em crise, com contas para a população em crescimento. Ela promete o corte de impostos com o objetivo de ajudar a melhorar as condições de vida dos britânicos.