Lojistas de shoppings realizam manifestação contra Prefeitura
Ato ocorre na manhã desta sexta-feira (19)
Foto: Divulgação
Um grupo de lojistas de shoppings de Salvador realiza uma carreata em manifestação contra a Prefeitura, nesta sexta-feira (19), agendada para começar às 7h. Eles planejam deixar o Salvador Shopping e se deslocar até o Palácio Thomé Souza, protestando pela manutenção do fechamento dos centros comerciais.
Na capital baiana, os shoppings se encontram fechados desde 21 de março. “Chame seu vizinho, leve sua faixa, vista sua camisa preta, pois não aguentamos mais” afirma o chamado que circulou nas redes sociais ao longo da semana.
“Há vários estabelecimentos operando (com restrições ou não), e os shoppings centers, que também são essenciais, para milhares de pessoas, e são muito mais seguros, continuam fechados, tendo cobranças de impostos normais e sem qualquer perspectiva de abertura, tampouco sinalização de apoio da Prefeitura”, descreve o grupo em comunicado nas rede sociais.
"Queremos a abertura responsável e uma previsão, não dá pra chegar da noite pro dia e pedir a abertura do comércio. A gente não tem essa condição. Temos que nos programar, passar isso pros colaboradores e, lutamos sim, para que a abertura aconteça da melhor forma. Hoje já temos empreendimentos grandes funcionando em Salvador, e achamos que os shoppings tem mais condições de segurança do que esses empreendimentos.", afirmou Adelmo Silva Filho, lojista do Salvador Shopping.
A manifestação ocorre com intuito de tentar reabrir os shoppings com os protocolos de segurança, suspensão da cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) com isenção do período proporcional ao fechamento e isenção da Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF) para 2020.