Lucro dos bancos bate recorde e chega a R$ 145 bi em 2023
Números foram divulgados, nesta quinta-feira (6), pelo Banco Central do Brasil
Foto: Agência Brasil
O lucro líquido dos bancos cresceu 5% em 2023, saltando para R$ 145 bilhões e atingindo um novo recorde histórico. Os números foram divulgados, nesta quinta-feira (6), pelo Banco Central do Brasil.
O aumento do lucro das instituições bancárias aconteceu em um ano no qual a taxa básica de juros da economia ficou em 13,75% ao ano até meados de junho do ano passado, o que representa um patamar elevado, em termos reais, na comparação internacional.
"Ao longo de 2023, o retorno do crédito aumentou, influenciado pelo peso das safras recentes nas receitas de crédito contratadas a taxas mais altas. O custo de captação também se elevou no período, mas apresentou redução no quarto trimestre em decorrência da queda da taxa Selic a partir de agosto", informou o BC.
De acordo com o Banco Central, a tendência é que a margem bruta de lucro das instituições financeiras continue aumentando à medida que os efeitos da redução da taxa Selic persistam, diminuindo o custo de captação de recursos mais rapidamente do que o retorno proveniente do crédito.