Lula aciona STF contra Lei da Desestatização da Eletrobras

Presidente pediu que Supremo declare inconstitucional parte do dispositivo

Por Da Redação
Ás

Lula aciona STF contra Lei da Desestatização da Eletrobras

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira (5), que declare inconstitucional parte da lei de desestatização da Eletrobras para que a União tenha voto proporcional à sua participação societária na empresa.

A lei é de 2021 e a Eletrobras foi privatizada em 2022, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a Folha de S. Paulo, a solicitação do presidente foi realizada por meio da Advocacia-Geral da União (AGU) e tenta derrubar o trecho da lei que proíbe que acionistas ou grupo de acionistas exerçam votos em número superior a 10% da quantidade de ações em que se divide o capital votante da companhia. 

A solicitação da AGU foi antecipada pela Coluna Painel S.A, e ainda não foi distribuída a um ministro relator no Supremo. Apesar disso, o órgão pede que a ação fique sob responsabilidade de Kassio Nunes Marques, por ele ter relação com outros dois processos que ele relata que questionam a privatização da empresa, apresentados pelo PT e pelo Podemos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário