Lula aciona TSE contra Record TV por entrevista marcada em dia de menor audiência
Defesa pede que ordem de sabatinas seja definida por sorteio
Foto: Ricardo Stuckert
O ex-presidente e candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a Record TV depois de a emissora anunciar que realizará, de 23 a 28 de setembro, uma série de sabatinas com os quatro candidatos ao Palácio do Planalto mais bem colocados na pesquisa da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec). Na ação, os advogados do petista alegam que a data escolhida para Lula renderá menor audiência.
Eles pedem que a ordem seja definida por sorteio. A emissora informou que Lula será o primeiro entrevistado, em uma sexta-feira (23), seguido pelo candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), em uma segunda-feira (26). Na terça-feira (27), a Record deve receber Ciro Gomes (PDT). Simone Tebet (MDB) fecha a série na quinta-feira (28).
De acordo com a defesa do petista, a ordem privilegia Bolsonaro e Tebet em detrimento de Lula. As entrevistas terão duração de 40 minutos e serão conduzidas ao vivo pelo jornalista Eduardo Ribeiro, no Jornal da Record. Ao fim das sabatinas, os candidatos terão um minuto para fazer considerações finais.