Lula afirma que 2 de Julho foi definitivo para decretar a independência do Brasil

Presidente cita que "o povo tem que saber" sobre o marco da data: "É um reconhecimento histórico"

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Lula afirma que 2 de Julho foi definitivo para decretar a independência do Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) afirmou que o 2 de Julho foi uma data definitiva para decretar a independência do Brasil. Em entrevista para o programa Jornal da Manhã da TV Bahia, o petista também cita a importância do povo ter conhecimento sobre o marco da data.

"O Dois de Julho, para mim, é um dia muito, mais muito importante, porque foi um dia definitivo, onde os baianos disseram: 'O Dom Pedro já decretou a Independência, vocês 'pira' daqui, que nós queremos ser donos do Brasil'. Essa é uma coisa fantástica, que o povo tem que saber. É um reconhecimento histórico", afirmou.

• Vídeo: Lula encaminha projeto ao Congresso para tornar 2 de julho feriado nacional

Lula também reforçou a questão da valorização da data para a história do povo baiano e para todo o Brasil, além de dizer que a Independência do país deve ser constados nos livros didáticos para as crianças e adolescentes.

"As pessoas vão perceber que a Independência do Brasil, com todo respeito que eu tenho ao 7 de Setembro, decretado pelo imperador Dom Pedro I, o dado concreto é que apenas em 2 de julho de 1823 é que o povo baiano expulsou, definitivamente, os portugueses do Brasil. Então, eu digo sempre que pela mesma porta que entraram, saíram, e foi a Bahia que fez esse marco", destacou.

O presidente participou das celebrações do 2 de Julho, no Largo da Lapinha, onde compareceram o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a primeira-dama, Janja Lula da Silva, a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e outras autoridades políticas acompanhadas de Lula.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, também presente nos desfiles, foi recebido com uma onda de vaias durante o cortejo.

LEIA MAIS:

Vídeo: "É a data mais importante da nossa história", afirma Bruno Reis sobre o 2 de Julho
• Vídeo: "O 2 de julho traz a gente a revelar as verdadeiras pessoas que lutaram pela Independência do Brasil", diz Jerônimo Rodrigues
• Vídeo: "Não consigo antecipar quem vai ganhar", aponta Éden Valadares sobre eleições estaduais do PT
• Protagonismo feminino no 2 de Julho: as heroínas anônimas na luta pela independência da Bahia
• 2 de Julho além do cortejo oficial: a importância das festas pela independência nos bairros de Salvador

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário