Lula alerta para fake news e cita eleição durante evento na Casa da Moeda
Em seu discurso, presidente também criticou redes sociais, influenciadores e uso da inteligência artificial

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso com tom eleitoral, nesta sexta-feira (16), durante evento em comemoração aos 90 anos do salário mínimo, realizado na Casa da Moeda, no Rio de Janeiro.
Ao abordar as eleições de outubro, Lula manifestou preocupação com a disseminação de desinformação e afirmou que o resultado do pleito pode ser influenciado por notícias falsas. "Nós temos coração. Não podemos ficar reféns do algoritmo, é preciso que a gente se lembre que vai ter uma eleição. E é importante lembrar que, se a gente não for esperto, a mentira vencera a verdade", disse.
No terceiro mandato à frente da Presidência da República, Lula é apontado como possível candidato à reeleição. O cenário eleitoral deve repetir a polarização de 2022. Entre os nomes citados como possíveis adversários estão o senador Flávio Bolsonaro (PL), além dos governadores Ratinho Junior (PSD), Ronaldo Caiado (União) e Tarcísio de Freitas.
Durante o discurso, o presidente criticou o uso intensivo das redes sociais e fez menção a influenciadores digitais, citando o ex-presidente Jair Bolsonaro. "Não vejo um professor de matemática com quatro milhões de seguidores, mas, se um influencer tiver falando bobagem, pode até ter 20 milhões de seguidores, Bolsonaro tinha 30 milhões", emendou, arrancando risos da plateia", afirmou.
Lula também voltou a criticar o uso da inteligência artificial e defendeu maior controle sobre as plataformas digitais. Segundo ele, a tecnologia pode ser usada para produzir conteúdos que impactem o processo eleitoral e causem danos individuais, especialmente a mulheres.
“Mulheres, cuidado com a inteligência artificial. Ela é capaz de tirar foto sua aqui e colocar você pelada no celular”, disse o presidente, dirigindo-se à plateia.
O tema ganhou repercussão após episódios recentes envolvendo o uso de ferramentas de inteligência artificial para a criação de imagens falsas. Nos últimos dias, a plataforma X anunciou medidas para restringir a edição de imagens com conteúdo sexual envolvendo pessoas reais.


