Lula anuncia programa para desenvolver agricultura de Angola
Ação tem foco especial na região do Vale do Rio Cunene
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (25), durante uma coletiva de imprensa em Luanda, capital angolana, a criação de um plano conjunto entre os Ministérios da Agricultura do Brasil e de Angola. Segundo o petista, a medida visa impulsionar o desenvolvimento agrícola do país africano, com foco especial na região do Vale do Rio Cunene.
“A prioridade é fazer uma revolução agrícola no país para garantir o crescimento econômico e a segurança alimentar da população”, disse Lula, após encontro com o presidente João Manuel Lourenço.
Segundo o presidente, o Brasil é o parceiro ideal. “Enfrentamos desafios semelhantes. Hoje, temos conhecimentos tecnológicos e políticas públicas para compartilhar com Angola”, disse. “Em vez de iniciativas pontuais e isoladas, o programa vai reunir 25 ações que se complementam, todas com o objetivo de promover o desenvolvimento agrícola nessa região”, completou.
Uma das ações brasileiras de destaque no país é o Programa de Desenvolvimento Regional do Vale do Cunene, região no sul de Angola castigada pela seca nos últimos anos. A iniciativa tem como objetivo ampliar a agricultura local com técnicas de plantio e irrigação semelhantes às que foram utilizadas no Vale do rio São Francisco, no nordeste brasileiro.