Brasil

Lula cancela jantar com príncipe herdeiro da Arábia Saudita em Paris

Encontro deveria acontecer na residência oficial do país na capital francesa

Por Da Redação
Ás

Lula cancela jantar com príncipe herdeiro da Arábia Saudita em Paris

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retirou de sua agenda um jantar que estava marcado com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, em Paris, nesta sexta-feira (23). O jantar, que seria oferecido a Lula e à primeira-dama, Janja da Silva, estava agendado para ocorrer na residência oficial da Arábia Saudita na capital francesa.

De acordo com a assessoria do presidente, a mudança na agenda foi motivada pelo fato de Lula ter tido uma agenda intensa nos últimos dias durante sua estadia na Europa.

Após chegar em Roma na terça-feira, o ex-presidente esteve no Vaticano, onde se encontrou com o Papa Francisco, e passou dois dias em Paris.

Nesta sexta-feira (23), Lula participou de uma cúpula que discutiu um novo pacto financeiro global e teve uma reunião de trabalho com o presidente da França, Emmanuel Macron.

O príncipe herdeiro, que é um dos líderes do reino saudita, tem sido alvo de críticas por parte de países ocidentais. Em 2021, um relatório dos Estados Unidos atribuiu ao príncipe a responsabilidade pela morte do jornalista Jamal Khashoggi em 2018.

A Arábia Saudita também enfrenta críticas da comunidade internacional devido às restrições de direitos das mulheres. Somente em 2018 o governo local autorizou as mulheres a conduzir veículos.

O país é um importante produtor de petróleo e manteve uma boa relação com o governo de Jair Bolsonaro. O país árabe presenteou a então primeira-dama Michelle Bolsonaro com joias no valor de R$ 5,1 milhões. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.