Lula chama jornalistas de 'cretinos' por culpá-lo pela alta do dólar após entrevista
Petista também sobre o tom e critica quem investe prevendo alta da moeda
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como "cretinos" os jornalistas que atribuíram a alta do dólar às declarações dele sobre a necessidade de cortar gastos públicos, feitas durante uma entrevista na quarta-feira (26). Em uma publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (27), o petista afirmou que o dólar havia subido 15 minutos antes.
Mais cedo, durante uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável (CDESS), conhecido como Conselhão, Lula intensificou as críticas às perspectivas dos investidores e do mercado financeiro sobre o futuro do real e da economia brasileira, bem como aos investimentos baseados em uma possível deterioração dos indicadores econômicos.
“Quem estiver apostando em derivativos vai perder dinheiro nesse país. Vai perder dinheiro nesse país. As pessoas não podem ficar apostando no fortalecimento do dólar no enfraquecimento do real", declarou.
Os "derivativos" mencionados por Lula são também conhecidos como "mercado futuro". Esses investimentos são baseados na estimativa de como um indicador (como o dólar ou o preço do petróleo) estará no médio ou longo prazo.