Lula classifica como 'humilhação' suposto pedido de ajuda de Bolsonaro à Biden
O atual presidente, no entanto, negou que tenha pedido qualquer apoio nas eleições
Foto: Agência Brasil/Montagem
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nessa terça-feira (14) que um suposto pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao líder dos Estados Unidos, Joe Biden, para ajuda em reeleição é "humilhante".
A informação do suposto pedido havia sido publicada no último sábado (11) pelo site americano Bloomberg, mas foi negado por Bolsonaro posteriormente.
“Eu vi ontem na imprensa americana que o presidente Bolsonaro foi aos Estados Unidos pedir para Biden não deixar eu ganhar as eleições. Por Deus do céu, eu não acredito que seja verdade. Isso é se humilhar demais”, afirmou Lula em entrevista à rádio Vitoriosa, de Uberlândia.
O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também comentou o caso e afirmou que o ato configuraria um “crime de alta traição à pátria”.
No pedido, Bolsonaro teria se apresentado como sendo a melhor escolha para os interesses dos Estados Unidos na América do Sul. A Bloomberg apontou ainda que a solicitação do presidente ocorreu em uma reunião privada com Biden, que teria mudado de assunto.
“Não existe isso aí”, disse Bolsonaro sobre o caso, afirmando que a conversa entre os dois foi privada e que a fala não passa de "especulação".