Lula confirma Gleisi na Secretaria de Relações Institucionais
Presidente do PT assumirá pasta no lugar de Alexandre Padilha; veja mudanças

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (28), por meio de nota, que a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, assumirá a Secretaria de Relações Institucionais no lugar de Alexandre Padilha, que passará a comandar o Ministério da Saúde. A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março.
As mudanças no ministério de Lula já eram esperadas, como mostrou o Farol da Bahia. À frente da SRI, Hoffmann será responsável pela articulação com o Congresso Nacional, incluindo a distribuição de emendas parlamentares.
•LEIA MAIS: Lula demite Nísia, confirma Padilha na Saúde e dá início a reforma ministerial
A condução da articulação política do governo vinha sendo alvo de críticas por parte de parlamentares.
Trajetória política
Gleisi Hoffmann iniciou a trajetória política como líder estudantil no Paraná, estado pelo qual foi eleita senadora em 2010. Em 2011, assumiu a Casa Civil no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, permanecendo no cargo até 2014.
Em seguida, retornou ao Senado e se tornou uma das principais vozes da oposição ao impeachment de Dilma Rousseff em 2016. Em 2019, foi eleita deputada federal pelo Paraná e reeleita em 2022. Desde 2017, Hoffmann preside o PT.