Lula conversa com primeiro-ministro da Índia em meio a debate sobre Conselho da Paz dos EUA
Presidentes trataram de cenário global, reforma da ONU e cooperação bilateral

Foto: Governo do Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na manhã desta quinta-feira (22), com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Segundo o Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de 45 minutos.
A conversa ocorreu no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou oficialmente o Conselho da Paz, iniciativa que reúne países para supervisionar ações na Faixa de Gaza. Lula foi convidado por Trump a integrar o colegiado, mas ainda não decidiu se o Brasil participará da iniciativa.
De acordo com comunicado divulgado pelo governo brasileiro, Lula e Modi discutiram o cenário internacional e reafirmaram a defesa de uma reforma abrangente das Nações Unidas e de seu Conselho de Segurança. A reforma do órgão é uma demanda recorrente do presidente brasileiro, que também se posiciona contra o enfraquecimento da ONU, tema presente no debate internacional diante da criação do novo conselho liderado pelos Estados Unidos.
Em nota, o governo informou que os dois líderes reiteraram o compromisso com a paz na Faixa de Gaza e com a promoção do multilateralismo, da democracia e da paz no mundo.
A conversa também abordou a visita de Estado do presidente Lula à Índia, prevista para fevereiro. Segundo o Planalto, os dois países concordaram em priorizar a cooperação nas áreas de defesa, comércio, saúde, ciência e tecnologia, energia, biocombustíveis, minerais críticos e terras raras.
Durante a ligação, Lula mencionou a inauguração do novo escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Nova Déli, prevista para ocorrer durante a viagem oficial.


