Lula convida general Amaro para assumir GSI
Amaro chefiou a Casa Militar no segundo mandato de Dilma Rousseff
Foto: Marcos Corrêa/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que convidou o general da reserva Marcos Antônio Amaro dos Santos, nesta quinta-feira (27), para assumir o cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Se confirmado no cargo, Lula vai manter um militar no comando do GSI. Ele chegou a ser aconselhado a colocar um civil no posto.
Amaro chefiou a Casa Militar no segundo mandato de Dilma Rousseff, interrompido pelo impeachment. No governo Lula, ele substituiria o general Gonçalves Dias, que saiu do GSI há uma semana.
Dias foi substituído por Ricardo Cappelli, que assume o Gabinete de forma interina, depois da divulgação de imagens do circuito de segurança do Palácio do Planalto do dia 8 de janeiro mostrarem que ele circulou pelo terceiro andar do prédio, onde está o gabinete de Lula, sem deter e nem mesmo repreender os invasores. Os vídeos foram divulgados pela CNN Brasil.
Demissões
Nesta quinta-feira, o ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli, determinou a exoneração de mais 58 servidores do gabinete. Ao todo, 87 militares do GSI foram dispensados após os atos golpistas de 8 de janeiro.