• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Lula critica presidente do Banco Central por 'resistência' em reduzir a taxa de juros
Economia

Lula critica presidente do Banco Central por 'resistência' em reduzir a taxa de juros

Lula tem cobrado o Banco Central a reduzir a Selic, que se mantém em 13,75% ao ano desde agosto de 2022

Por Da Redação
Ás

Lula critica presidente do Banco Central por 'resistência' em reduzir a taxa de juros

Foto: TV Brasil | Lula Marques/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar nesta terça-feira (11), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por sua postura de resistência em reduzir a taxa básica de juros da economia, a Selic. Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, Lula chamou Campos Neto de "teimoso" e "tinhoso" por não ceder às pressões para cortar a taxa.

Lula tem cobrado constantemente o Banco Central a reduzir a Selic, que se mantém em 13,75% ao ano desde agosto de 2022. O ex-presidente argumenta que a atividade econômica vem apresentando resultados positivos e, portanto, a taxa de juros precisa ser reduzida.

O presidente ressaltou que as pessoas estão percebendo sinais de melhora na economia, como a queda do dólar, o crescimento econômico, a expectativa de aumento de salários e de geração de empregos. Segundo ele, os indicadores mostram que as pessoas estão ficando mais otimistas e a inflação está em declínio.

Lula afirmou que não há mais explicação para a resistência do presidente do Banco Central em reduzir a taxa de juros. Ele espera que, em breve, a taxa seja de fato reduzida.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, realizada em junho, foi mencionado que a continuidade do processo deflacionário poderia possibilitar a redução da taxa de juros na próxima reunião, que ocorrerá em agosto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário