Lula dispensa ex-ministro e ex-assessor de Bolsonaro da Comissão de Ética Pública
Decisão foi publica no DOU de terça-feira (7); presidente já nomeou os substitutos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dispensou três integrantes da Comissão de Ética Pública (CEP) nomeados pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e indicou novos ocupantes para as funções. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (7).
Entre os despedidos estão o ex-ministro da Secretaria de Governo da gestão Bolsonaro, Célio Faria Júnior e o assessor especial do ex-presidente, João Henrique de Freitas.
O jurista Fábio Prieto de Souza também deixou a Comissão. Souza havia sido nomeado em janeiro para a chefia da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania do governador Tarcísio de Freitas (republicanos), em São Paulo.
Novas nomeações
O petista indicou para as posições, o procurador do Estado da Bahia, Bruno Espiñera Lemos, a desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça de São Paulo, Kenarik Boujikian, e o procurados aposentado do Estado do Paraná, Manoel Caetano Filho.
A Comissão de Ética Pública (CEP) é composta por sete membros, todos indicados pelo presidente da República. Os membros nomeados por Lula terão mandato de três anos, com direito a uma única recondução ao cargo.