• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Lula diz que acha 'difícil haver problema' na exploração de petróleo na foz do rio Amazonas
Brasil

Lula diz que acha 'difícil haver problema' na exploração de petróleo na foz do rio Amazonas

Presidente do Ibama negou licença solicitada pela Petrobras

Por Da Redação
Ás

Lula diz que acha 'difícil haver problema' na exploração de petróleo na foz do rio Amazonas

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou nesta segunda-feira (22) acerca da exploração de petróleo na foz do rio Amazonas. Durante sua participação na reunião do G7, em Hiroshima, no Japão, o ex-presidente expressou sua opinião sobre os possíveis problemas ambientais que poderiam surgir na região amazônica devido à perfuração da bacia.

"Se explorar esse petróleo tiver problemas para a Amazônia, certamente não será explorado. Mas eu acho difícil, porque é 530 km de distância da Amazônia. Mas eu só posso saber quando eu chegar lá [no Brasil]", disse. No entanto, o presidente ressaltou que irá se aprofundar no assunto ao retornar ao Brasil, planejando cuidar da questão nesta terça-feira (23).

Na semana passada, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) negou a licença solicitada pela Petrobras para a perfuração do bloco FZA-M-59, na bacia da Foz do Amazonas, considerado uma importante reserva de petróleo. A Petrobras anunciou sua intenção de recorrer da decisão do Ibama, alegando compromissos assumidos com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o risco de multa contratual caso a exploração não seja realizada.

A rejeição do licenciamento ambiental pelo Ibama contribuiu para a saída do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, de seu partido, a Rede. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.