Lula diz que Alckmin não será ministro do governo
Presidente eleito deu declaração ao discursar para políticos aliados em Brasília

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou nesta quinta-feira (10) que o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) será ministro em seu governo. O petista deu a declaração ao se reunir com políticos aliados no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde funciona a transição de governo. Antes, o ex-governador de São Paulo estava entre os cotados para assumir o Ministério da Fazenda.
"Eu fiz questão de colocar o Alckmin como coordenador [da equipe de transição] para que ninguém pensasse que o coordenador vai ser ministro. Ele não disputa vaga de ministro porque é o vice-presidente", declarou Lula.
Na ocasião, o presidente eleito disse ainda que a comissão de transição “não decide nada”. “A comissão de transição vai fazer um levantamento da situação do país. A partir disso nós vamos discutir e tomar algumas decisões para começarmos o processo de mudança do país”, completou.
Segundo Lula, o governo de transição também será feito por aqueles que perderam as eleições. “Muitas vezes só é reconhecido quem ganha. Quem perde, não ganha. Aliás, a gente costuma dizer que quem conta a história é quem conta a história de uma nação são os vencedores e os perdedores não tem o direito de escrever”, afirmou o petista.