• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Lula diz que ‘genocídio’ contra povo Yanomami exige medidas ‘mais drásticas’

Lula diz que ‘genocídio’ contra povo Yanomami exige medidas ‘mais drásticas’

Presidente destinou mensagem ao Congresso nesta quinta (2)

Por Da Redação
Ás

Lula diz que ‘genocídio’ contra povo Yanomami exige medidas ‘mais drásticas’

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta quinta-feira (2), em mensagem ao Congresso Nacional, que o "genocídio" contra o povo Yanomami, em Roraima, exige medidas "mais drásticas". A mensagem do mandatário foi lida pelo deputado Luciano Bivar (União Brasil-PE), primeiro-secretário da Câmara, na abertura dos trabalhos do Congresso.

"O genocídio cometido contra o povo Yanomami exige de nós medidas mais drásticas, além do tratamento médico de urgência, o de combate à desnutrição. É urgente a retirada de 20 mil garimpeiros que atuam de forma ilegal no território indígena, assassinando crianças, destruindo florestas e envenenando rios e peixes com mercúrio", afirmou Lula na mensagem.

Atualmente, o povo Yanomami enfrenta uma crise de saúde pública, com inúmeros casos de malária e grave desnutrição. Ainda na mensagem, Lula afirmou que deseja tornar o Brasil uma "potência ambiental" cujo setor agropecuário e cuja mineração seja sustentável, tendo a indústria "mais verde" e estimulando a chamada bioeconomia. Além disso, ele mencionou os atos de vandalismo de 8 de janeiro, afirmando que Câmara e Senado atuaram contra a "tentativa de golpe".

Leia a mensagem na íntegra (aqui).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário