• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Lula diz que soltura de Assange representa 'vitória democrática da luta pela liberdade de imprensa'

Lula diz que soltura de Assange representa 'vitória democrática da luta pela liberdade de imprensa'

Fundador do WikiLeaks fez acordo com os EUA e deixou prisão no Reino Unido

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Lula diz que soltura de Assange representa 'vitória democrática da luta pela liberdade de imprensa'

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil | Reprodução/WikiLeaks

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou nesta terça-feira (25), por meio das redes sociais, a soltura do fundador do WikiLeaks, Julian Assange. Ele fez um acordo com a Justiça dos Estados Unidos para se declarar culpado em acusações de espionagem. 

"O mundo está um pouco melhor e menos injusto hoje. Julian Assange está livre depois de 1.901 dias preso. Sua libertação e retorno para casa, ainda que tardiamente, representam uma vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa", escreveu o presidente.

Lula defende Assange em declarações públicas desde 2010, quando o WikiLeaks começou a divulgar documentos secretos de governos e o fundador foi preso.

O fundador do WikiLeaks vai assumir uma acusação em audiência nas Ilhas Marianas do Norte às 20h de terça-feira no horário de Brasília. Assange deve ser sentenciado a 62 meses de prisão – tempo que ele já cumpriu no Reino Unido e, por esse motivo, será liberado. 

A expectativa é de que ele volte para a Austrália, país do qual é cidadão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário