• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Lula diz que União Europeia precisa decidir nos próximos meses se quer acordo com Mercosul
Política

Lula diz que União Europeia precisa decidir nos próximos meses se quer acordo com Mercosul

Presidente se reuniu com líderes da UE durante a Cúpula do G20, na Índia

Por Da Redação
Ás

Lula diz que União Europeia precisa decidir nos próximos meses se quer acordo com Mercosul

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na Cúpula do G20, na Índia, que a União Europeia precisa decidir nos próximos meses se tem intenção de fechar o acordo de livre comércio com o Mercosul.

“Nos próximos meses a gente tem que chegar num acordo: Ou sim, ou não. Ou parar de discutir o acordo porque, depois de 22 anos [de negociações], ninguém acredita mais [na possibilidade de aprovação]”, disse o presidente.

“Eu estou com vontade de fazer o acordo enquanto eu sou o presidente do Mercosul”, disse ele. Atualmente, o Brasil ocupa a presidência rotativa do bloco comercial sul-americano até o fim deste ano.

O petista se reuniu com vários líderes europeus no G20, incluindo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente da França, Emmanuel Macron.

No evento, Lula foi questionado se acreditava na possibilidade de o acordo ser aprovado e afirmou que sim, mas defendeu que uma negociação precisava ser feita. 

“Eu acho que é possível. Eu sempre digo que quando a gente quer encontrar uma solução para um acordo, a gente não manda emissário. A gente vai pessoalmente. A União Europeia tem seus negociadores comerciais. Mas quem negocia de verdade são os governos. Eu quero sentar pessoalmente com o Macron, com o [primeiro-ministro alemão Olaf] Scholz para decidir as coisas”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário