Lula e Alckmin serão diplomados oficialmente pelo TSE nesta segunda (12)
Cerimônia está prevista para acontecer às 14h
Foto: Ricardo Stuckert
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), presidente e vice-presidente eleitos, respectivamente, serão diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (12), em cerimônia agendada para às 14h no plenário da Corte, em Brasília.
O ato é um rito que está previsto no Código Eleitoral e também marca o fim do processo eleitoral, além de anteceder a posse. Depois de receber os "diplomas", os políticos estarão disponíveis para exercerem os cargos que foram eleitos.
A diplomação só acontece depois do fim dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação nas urnas. Na última terça-feira, a Corte Eleitoral já havia aprovado as contas da chapa vencedora do pleito, o que permitiu legalmente que Lula e Alckmin pudessem exercer os cargos a que foram eleitos em 2022.
Posse
A posse de Lula e Alckmin, como presidente e vice-presidente, respectivamente, está marcada para ocorrer no dia 1º de dezembro, em Brasília.
Na tradicional cerimônia, o novo chefe do Executivo subirá a rampa do Palácio do Planalto e receberá a faixa do atual mandatário. Não se sabe se o presidente Jair Bolsonaro exercerá a ação ou transferirá a responsabilidade para outra pessoa do atual governo.
A equipe do presidente Lula, com liderança da esposa Janja, planeja um evento que conte com a presença de mais de 300 mil pessoas e terá shows de diferentes artistas nacionais.