Lula e Macron conversam sobre acordo de paz no leste europeu: 'Rússia e Ucrânia na mesma mesa'
Segundo o francês, os dois líderes concordam que a paz na Ucrânia só será possível por meio de negociações que envolvam a Ucrânia

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente da França, Emmanuel Macron nesta terça-feira (18) e os dois debateram, entre outros temas, o avanço das tratativas para o fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Segundo o francês, os dois líderes compartilham "a convicção de que a paz na Ucrânia só será possível por meio de negociações que reúnam Rússia e Ucrânia à mesma mesa".
Em uma rede social, Macron defendeu que a paz no Leste Europeu é possível, e que a comunidade internacional deve se mobilizar em torno desses esforços.
A mensagem foi publicada após os Estados Unidos e a Rússia anunciarem que formarão equipes para negociar o fim do conflito, mas sem ter o país de Volodymyr Zelensky como parte das tratativas.
Em resposta, Zelensky criticou negociações feitas "pelas costas" de Ucrânia e Europa e disse que os países europeus deveriam ser incluídos nas tratativas pelo fim da guerra.
Após a mobilização de Trump e Putin, os países europeus farão uma nova reunião sobre o tema nesta quarta-feira (19), para preparar uma reação. O encontro foi convocado pela própria França.