Lula embarca para cúpula do Brics na Rússia
O presidente russo Vladimir Putin é o anfitrião da reunião
Foto: Embaixada da Rússia no Brasil/Arquivo
Neste domingo (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca para Kazan, na Rússia. O motivo da visita é a participação na primeira cúpula de líderes do Brics, após a ampliação do bloco formado por países de economia emergente.
O grupo que antes era formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul admitiu recentemente as entradas da Arábia Saudita, Egito, Irã, Etiópia e Emirados Árabes. Contudo, a Arábia Saudita ainda não confirmou formalmente o convite.
As atividades da cúpula estão previstas de terça (22) a quinta-feira (24) e têm como anfitrião Vladimir Putin, presidente da Rússia. Em 2023, Putin não participou da reunião na África do Sul, pois estava sob risco de prisão por causa de um mandado do Tribunal Penal Internacional (TPI) expedido por crimes de guerra na Ucrânia.
O grupo abordará a criação da categoria de países parceiros para futuras adesões ao bloco. Apesar da guerra entre Rússia e Ucrânia já perdurar 2 anos, não há um tópico específico na agenda da cúpula para discutir o conflito.
Essa é a primeira viagem à Rússia de Lula em seu terceiro mandato. Já o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que não visitará o Brasil tão brevemente, não podendo comparecer à cúpula do G20, realizada daqui a um mês no Brasil. "Minha possível visita prejudicaria o trabalho do G20. Vamos descobrir quem apresentará a Rússia", afirmou o presidente.