Lula encontra com família de brasileiro desaparecido em Israel
Michel possui dupla cidadania e é tratado pelas autoridades brasileiras como desaparecido
Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na tarde desta segunda-feira (11), a família de Michel Nisenbaum, brasileiro desaparecido em Israel desde os ataques do Hamas em 7 de outubro. Michel, originário de Niterói, mudou-se para Israel há 35 anos e vive próximo à Faixa de Gaza.
Conforme relato dos familiares, no dia dos ataques, enquanto conversava ao telefone com um parente, a ligação foi interrompida. Ao tentarem retornar a chamada, uma voz masculina respondeu apenas com a palavra "Hamas" em árabe. A família suspeita de sequestro, baseando-se em um vídeo divulgado pelo Hamas, no qual são exibidos pertences de israelenses sequestrados, sendo possível identificar a carteira de Michel. O brasileiro, pai de duas filhas e avô de cinco netos em Israel, permanece sem contato desde então.
Em 23 de outubro, o Itamaraty confirmou que Michel Nisenbaum estava entre os desaparecidos do ataque terrorista do Hamas contra Israel em 7 de outubro. Em novembro, a Embaixada do Brasil em Tel Aviv (Israel) informou que o embaixador Frederico Meyer se encontrou com a irmã do "único brasileiro refém em Gaza".
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) informou que Michel possui dupla cidadania e é tratado pelas autoridades brasileiras como desaparecido. Nos ataques a Israel, o Hamas, além de perpetrar assassinatos, fez reféns, alguns já libertados, mas muitos ainda mantidos pelo grupo terrorista.
Após os ataques, Israel iniciou uma ofensiva contra o Hamas, bombardeando a Faixa de Gaza, onde o grupo tem sua base. Nesse contexto, o presidente Lula tem mobilizado a diplomacia brasileira em prol de um cessar-fogo e da resolução do conflito entre Israel e o Hamas.