Lula encontra com o Papa e convida-o para participar da COP30
Presidente viajou neste domingo (12) para Roma; ele vai participar encontro da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou com o Papa Leão XIV na manhã desta segunda-feira (13), no Vaticano. O líder viajou para Roma no domingo (12) para participar do encontro da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Lula foi ao encontro do Papa acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja e dos ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira, a senadora Ana Paula Lobato, a presidenta da Embrapa Silvia Massruhá e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Veira.
Durante o encontro, ao ser convidado pelo presidente para participar da COP30, o líder Eclesiástico teria afirmado vir em breve ao Brasil.
"Convidei-o a vir à COP30, considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima pela primeira vez no coração da Amazônia. Por conta do Jubileu, o Papa nos disse que não poderá participar, mas garantiu representação do Vaticano em Belém. Ficamos muito felizes em saber que sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno", escreveu o presidente em publicação.
O petista também contou ao Papa sobre sua relação com religiosos brasileiros, como o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler. Além de ter comentado sobre sua participação na FAO.
"Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como em dois anos e meio tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza".
Eu e a Janja tivemos um excelente encontro com sua Santidade, o Papa Leão XIV, no Vaticano. Conversamos sobre religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo.
— Lula (@LulaOficial) October 13, 2025
Parabenizei o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não… pic.twitter.com/FAmhFdXLN7