Lula envia ao Senado sete sugestões para embaixadas e representações brasileiras no exterior
Indicados serão sabatinados pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) da Casa
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou para aval do Senado sete sugestões de diplomatas para ocupar embaixadas e outras representações brasileiras em organizações internacionais. Os indicados serão sabatinados na Comissão de Relações Exteriores (CRE) da Casa e em seguida devem ser aprovados tanto nos colegiados quanto no plenário.
Entre os nomes indicados estão Maria Luiza Ribeiro Viotti para representar o Brasil nos Estados Unidos, Antônio de Aguiar Patriota como embaixador brasileiro na Grã-Bretanha e Julio Glinternick Bitelli para ocupar posição na Argentina. Se aprovada, Ribeiro será a primeira mulher a chefiar a embaixada brasileira nos EUA.
Também foram sugeridos os nomes de Ricardo Neiva Tavares para a embaixada brasileira na França e, cumulativamente, no principado de Mônaco. Além da indicação de Sérgio França Danese para representante permanente do Brasil nas Nações Unidas.
O Executivo sugeriu ainda Paulino Franco de Carvalho Neto para ocupar cargo na embaixada do Brasil no Egito e para representar o país no Estado da Eritreia. Everton Vieira Vargas foi indicado para exercer o cargo de embaixador na Santa Sé (em Roma, na Itália) e, também, na Ordem Soberana e Militar de Malta.