Lula fala com presidente da Comissão Europeia após avanço do acordo Mercosul-União Europeia
Conversa por telefone durou 20 minutos; presidente defendeu respeito aos termos do tratado e recebeu apoio para a COP30 em Belém.

Foto: Divulgação/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, por telefone, nesta sexta-feira (5), com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, após o avanço do acordo entre Mercosul e União Europeia. O tratado foi enviado na quarta-feira (3) para aprovação do Conselho Europeu.
Segundo o Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de 20 minutos. Lula celebrou o encaminhamento do acordo e destacou a necessidade de que os regulamentos internos da União Europeia estejam alinhados ao espírito e aos termos pactuados.
A expectativa do governo brasileiro é de que a assinatura ocorra ainda neste ano, durante a Cúpula do Mercosul, no Brasil. A parceria é considerada estratégica em meio à instabilidade do comércio internacional e deve criar um mercado de mais de 700 milhões de pessoas, representando 26% do PIB global.
Durante a conversa, os dois líderes também discutiram as relações entre o Brasil e o bloco europeu, além de temas da agenda global, como o compromisso com o multilateralismo e a busca por uma ordem internacional mais justa e pacífica.
Lula ainda tratou da preparação para a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, e recebeu apoio de Ursula von der Leyen para a conferência.