Lula institui Dia do Brega em homenagem a Reginaldo Rossi
Presidente também reconheceu Carnaval de Pernambuco como manifestação da cultura nacional

Foto: Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou, na terça-feira (21), a lei que institui o Dia Nacional do Brega, que será comemorado no dia 14 de fevereiro. Na ocasião, o presidente ainda reconheceu o Carnaval de Pernambuco como manifestação da cultura nacional.
O dia para celebração nacional do Brega foi instituído baseado na data de nascimento do cantor Reginaldo Rossi, conhecido como o Rei do Brega. O presidente acatou o projeto de autoria do deputado e líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Pedro Campos.
Conforme relatado no texto do Projeto de Lei (PL), "[Rossi] é um exemplo inspirador de como a música pode transformar vidas e transcender barreiras sociais”.
Lula ainda reconheceu o Carnaval de Pernambuco como manifestação da cultura nacional. A medida tem o intuito de priorizar a segurança, valorização e recursos para preservação de um grande patrimônio cultural do povo brasileiro.
O PL de número 423/2023 foi proposto pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), que defendeu que "A folia na terra do frevo reúne pessoas das mais diversas classes sociais, de diferentes gêneros e etnias, que celebram, com particular liberdade artística e ludicidade, algumas das mais antigas manifestações culturais do país”.