Lula lamenta morte de Luis Fernando Verissimo: 'Um dos maiores nomes de nossa literatura'
Escritor morreu na madrugada deste sábado (30), em decorrência de complicações de uma pneumonia

Foto: Ricardo Stuckert / PR / Unesp/Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do escritor Luis Fernando Verissimo neste sábado (30), O autor morreu aos 88 anos, em decorrência de complicações de uma pneumonia.
Por meio das redes sociais, Lula destacou a relevância do artista para a cultura brasileira. “Luis Fernando Verissimo, um dos maiores nomes de nossa literatura e nosso jornalismo, nos deixou hoje aos 88 anos de idade. Dono de múltiplos talentos, cultivou inúmeros leitores em todo o Brasil com suas crônicas, contos, quadrinhos e romances. Criou personagens inesquecíveis, a exemplo do Analista de Bagé, As Cobras e Ed Mort”.
Luis Fernando Veríssimo, um dos maiores nomes de nossa literatura e nosso jornalismo, nos deixou hoje aos 88 anos de idade. Dono de múltiplos talentos, cultivou inúmeros leitores em todo o Brasil com suas crônicas, contos, quadrinhos e romances. Criou personagens inesquecíveis, a…
— Lula (@LulaOficial) August 30, 2025
Além de Lula, outras personalidades também usaram as redes sociais para lamentar a morte do autor brasileiro.
Verissimo estava internado desde o dia 11 de agosto na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.