Lula lamenta morte de Ziraldo: 'Um dos maiores expoentes da cultura'

Artista morreu em casa, aos 91 anos, no Rio de Janeiro

Por Da Redação
Ás

Lula lamenta morte de Ziraldo: 'Um dos maiores expoentes da cultura'

Foto: Mundo Zira/Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou neste sábado (6) a morte do cartunista e escritor Ziraldo, conhecido como criador do "Menino Maluquinho" e "Turma do Pererê". Segundo Lula, o artista foi um dos maiores expoentes da cultura do Brasil.

Ziraldo morreu dormindo, em seu apartamento, no Rio de Janeiro, por volta das 15h deste sábado, segundo informações dos familiares. 

"O Brasil perdeu neste sábado, 6/4, um de seus maiores expoentes da cultura, da imprensa, da literatura infantil e do imaginário do país. Chargista, caricaturista, escritor e jornalista, o mineiro Ziraldo é nome onipresente na cultura popular brasileira", escreveu o presidente.

"O Menino Maluquinho, seu personagem mais conhecido, povoou mentes e a imaginação de crianças de todas as idades em todas as regiões. Um livro que virou filme, peças, pautou músicas e vem sendo passado de pais para filhos como sinônimo de inocência, curiosidade e beleza, além de um olhar esperançoso em relação aos imensos potenciais do mundo em que vivemos", continuou Lula.

Lula também relembrou a contribuição de Ziraldo para a democracia durante os anos do regime militar.

"São inúmeras e diversas as contribuições de Ziraldo, seja com a turma do Pererê, em seu trabalho à frente do Pasquim, nos anos da ditadura, em livros inesquecíveis, como Flicts, e num extenso trabalho em revistas e jornais brasileiros. Na defesa da imaginação, de um Brasil mais justo, com democracia e liberdade de expressão", declarou Lula.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário