Lula lança programa para ampliar escolas em tempo integral no Brasil
Investimento de R$ 4 bilhões visa cumprir meta do Plano Nacional de Educação
Foto: Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou, nesta sexta-feira (12), o programa Escolas de Tempo Integral em Fortaleza. A iniciativa tem como objetivo ampliar em 1 milhão o número de matrículas na modalidade em instituições educacionais em todo o país, com investimento previsto de R$ 4 bilhões.
A meta do projeto é viabilizar a meta seis do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, atendendo pelo menos 25% dos estudantes. De acordo com o Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE, o percentual de matrículas em tempo integral na rede pública caiu de 17,6% em 2014 para 15,1% em 2021.
Pesquisas mostram que o modelo de tempo integral reduz o abandono escolar e a repetência, ao mesmo tempo que aumenta a empregabilidade e a conexão do professor e do aluno com a escola. Há resultados que indicam até redução de homicídios entre homens jovens.
No modelo proposto pelo governo, os estados e municípios precisam indicar a quantidade de vagas que pretendem criar, e o governo ajudará a custear a ampliação.