Lula parabeniza presidente do Equador e fala em aprofundar relações bilaterais
Daniel Noboa, de 35 anos, conquistou a vitória no segundo turno

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou nesta segunda-feira (16), em publicação nas redes sociais, o novo presidente do Equador, Daniel Noboa, de 35 anos. O equatoriano conquistou a vitória no segundo turno com 52,3% dos votos, superando a segunda colocada, Luisa González. Noboa se tornou a pessoa mais jovem a assumir o cargo na história do país.
“Meus parabéns para Daniel Noboa pela vitória nas eleições presidenciais do Equador. Meus desejos de saúde e sucesso no seu futuro mandato. Expresso minha disposição de seguir trabalhando pelo bem-estar dos nossos povos, tradicionalmente amigos, de aprofundar as relações bilaterais e de atuar pelo desenvolvimento da América do Sul”, escreveu Lula.
Noboa é herdeiro de um império empresarial que inclui uma exportadora de bananas e vai governar o Equador por cerca de 17 meses, até o final do mandato do presidente de direita Guillermo Lasso. Lasso dissolveu o Congresso e convocou eleições antecipadas para evitar a demissão em um julgamento político por corrupção.