Lula retoma viagens internacionais para importantes encontros no Oriente Médio e Alemanha
Presidente terá como foco investimentos e compromissos na COP 28
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciará sua primeira viagem internacional após a cirurgia no quadril, há dois meses, com itinerário que passa por três países do Oriente Médio e a Alemanha.
Lula tem como ponto central da agenda a participação na COP 28, a Conferência do Clima das Nações Unidas, nos Emirados Árabes. Além disso, terá encontros com líderes governamentais e empresariais em Riade, Arábia Saudita; Doha, Catar; Dubai, Emirados Árabes; e Berlim, Alemanha.
Submetido a duas cirurgias, uma nas pálpebras e outra no quadril, o procedimento implantou uma prótese para tratar artrose no encaixe do fêmur direito.
Com previsão de partida de Brasília na segunda-feira (27), Lula busca investimentos de fundos do Golfo Pérsico para obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), visando impulsionar a economia e gerar empregos.
A agenda inclui audiência com o príncipe herdeiro do reino saudita, Mohammed bin Salman (MBS), em Riade na terça-feira (28), após o cancelamento de um jantar anterior, em junho, por críticas ocidentais devido a um relatório dos EUA que atribuiu ao príncipe a responsabilidade pela morte do jornalista Jamal Khashoggi em 2018.
Eventos empresariais, como um da Embraer e outro da ApexBrasil, estão marcados para a quarta-feira (29) antes da ida a Doha. Na quinta-feira (30), Lula deve participar de um fórum com empresários e planeja um encontro com o emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani.
A viagem também abordará assuntos como a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, mediados pelo Catar, país que recentemente repatriou um grupo da Faixa de Gaza e tem laços com o Hamas.