Lula participa da cúpula da União Africana neste sábado
Lula ainda se encontra com primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Shtayyeh, na capital da Etiópia
Foto: Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou neste sábado (17) com o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Shtayyeh, e participou da Cúpula da União Africana, em Adis Abeba, capital da Etiópia.
Lula discursou durante a 37ª cúpula da União Africana neste sábado (17), na Etiópia. No pronunciamento, o presidente criticou a extrema direita, disse que pretende ampliar parcerias com países africanos e afirmou que o Brasil tem uma "dívida histórica" com o continente em razão dos 300 anos de escravidão no país.
"Sem os países em desenvolvimento, não será possível a abertura de novo ciclo de expansão mundial, que combine crescimento, redução da desigualdade e preservação ambiental com ampliação das liberdades", declarou Lula.
Ainda neste sábado, Lula terá outras agendas bilaterais e participará de um jantar oferecido pelo premiê da Etiópia, Abiy Ahmed.
Esse é o segundo giro de Lula por países da África desde que tomou posse como presidente da República. Ele teve atividades no Egito na quarta-feira (14) e quinta-feira (15). No ano passado, Lula passou por África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe.