Lula pede fim da rivalidade entre agronegócio e pequenos proprietários
Presidente participou da abertura do Bahia Farm Show nesta terça (6)
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Durante sua participação na abertura do Bahia Farm Show, a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez acenos ao agronegócio, defendeu a conciliação entre pequenos e grandes agricultores e incentivou os brasileiros a deixarem o "ódio na lata do lixo" para promover uma convivência melhor em sociedade. O evento teve início nesta terça-feira (6), na cidade de Luís Eduardo Magalhães, a 966 km de Salvador.
Na ocasião, Lula também anunciou investimentos de R$ 7,6 bilhões para o agronegócio por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "Entendemos que é obrigação do Estado criar as condições de ajudar porque dizer 'eu não preciso do governo' é mentira. Todo mundo precisa do governo: o grande [produtor] precisa, o pequeno precisa e o médio precisa. Se não é o Estado colocar dinheiro, muitas vezes o agronegócio não seria do tamanho que está", disse o presidente.
Lula também criticou o que chamou de uma falsa rivalidade entre o agronegócio e a agricultura familiar. "São duas coisas totalmente necessárias para o país. Não tem porque existir preconceito do grande com o pequeno ou do pequeno com o grande. O Brasil precisa dos dois porque os dois ajudam o Brasil", afirmou.