Lula realizou três procedimentos médicos desde a posse; saiba mais
Nestes quase dois anos de mandato, Chefe do Executivo foi submetido a três cirurgias em graus diferentes de complexidade
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por um procedimento de complementação para estancar um sangramento na região da cabeça nesta quinta-feira (12). Com essa cirurgia, o petista contabilizou três procedimentos médicos ao todo desde que assumiu o mandato, em janeiro do ano passado. O mandatário realizará uma embolização da "artéria meníngea média" para impedir novos sangramentos na cabeça.
A embolização
A embolização, conforme a equipe médica de Lula, é uma cirúrgica em pacientes que se submetem à drenagem de hematoma cerebral comum. Já a intervenção foi realizada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e durou menos de uma hora. De acordo com o médico pessoal do presidente, o cardiologista Roberto Kalil Filho, a cirurgia foi concluída "com sucesso".
“Conseguimos embolizar a artéria. O presidente está acordado e conversando”, afirmou Kalil.
Os procedimentos
Nestes quase dois anos de mandato, o Chefe do Executivo foi submetido a três cirurgias em graus diferentes de complexidade. Em setembro de 2022, Lula teve o primeiro procedimento, onde os médicos também realizaram uma blefaroplastia para retirada do excesso de pele nas pálpebras. A cirurgia foi feita para tratar dores que o presidente tinha no quadril.
Na segunda-feira, o presidente se mostrou indisposto e com dores de cabeça, o que antecipou a ida ao hospital. Já na última terça-feira (10), ele teve a segunda cirurgia efetuada após sentir dores de cabeça, uma consequência de um acidente doméstico sofrido em outubro do dia (19), após cair no banheiro do Palácio da Alvorada.
Internações e Exames desde 2023
Fevereiro de 2023 - Exames e ressonância no quadril
Março de 2023 - Diagnóstico de Pneumonia
Julho de 2023 - Exames de rotina e infiltração no quadril
Setembro de 2023 - Cirurgia de Artrose
Janeiro de 2024 - Exames de Rotina
Outubro de 2024 - Acidente no Alvorada e exames nas semanas seguintes
Novembro de 2024 - Exames após acidente no Alvorada
Dezembro de 2024 - Cirurgia após sangramento no crânio
Leia mais:
-> Novo procedimento foi um ‘sucesso’ e Lula já está acordado, diz médico
-> Lula cancela viagem à Rússia após sofrer acidente doméstico