Lula recebe Modi no Alvorada e reforça laços com a Índia
Encontro entre líderes acontece após cúpula do Brics e celebra 80 anos de relações diplomáticas

Foto: Governo do Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira (8) o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, no Palácio da Alvorada, em Brasília, em mais um gesto de fortalecimento das relações entre Brasil e Índia, que completam 80 anos de diplomacia em 2025.
Modi foi recebido com uma apresentação de música tradicional indiana antes da reunião, que ocorreu após a participação dos dois líderes na cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, bloco do qual Brasil e Índia são fundadores. Em publicação nas redes sociais, Lula destacou a proximidade entre os países: “Brasil e Índia são nações irmãs, que possuem interesses comuns no desenvolvimento do Sul Global”.
No encontro, os chefes de Estado trataram de temas como a COP 30, que será realizada em novembro em Belém, com Lula buscando apoio para garantir resultados concretos no combate às mudanças climáticas. Também estava na pauta a assinatura de acordos sobre parceria digital, englobando inteligência artificial, governança digital e infraestrutura pública.
A visita ocorre em um momento de tensão entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que recentemente ameaçou taxar em 10% países que “se alinharem a políticas antiamericanas do Brics”. Lula rebateu as declarações ao afirmar que os EUA não devem agir como “imperador” e criticou o uso das redes sociais para ameaças.
Após a reunião, Lula e Modi devem conceder declaração conjunta à imprensa e assinar atos que reforçam a cooperação em tecnologia, inovação e comércio bilateral, em consonância com a estratégia do governo brasileiro de ampliar relações comerciais com a Ásia em meio à guerra tarifária envolvendo os EUA.
A visita consolida a aproximação entre Brasil e Índia em uma agenda que reforça o papel do Sul Global na economia internacional, ampliando a presença dos países emergentes nas discussões de governança global e de transição ecológica.