Lula recebe prazo de 15 dias para se manifestar sobre falas a respeito de Bolsonaro
Ex-presidente processa sucessor por falas sobre ele no programa Conversa com o Presidente de 25 de julho
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, deu 15 dias para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresente explicações sobre declarações feitas a respeito de Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a denúncia, o atual presidente alegou que seu antecessor editou um decreto de liberação de armas para beneficiar o crime organizado e acabou com o Ministério da Cultura para criar ministérios relacionados à violência, fake news e mentiras. As declarações aconteceram durante o programa Conversa com o Presidente de 25 de julho
A defesa do ex-presidente argumenta que as frases podem ser consideradas difamatórias e que o objetivo da ação é permitir que Lula se retrate ou esclareça informações imprecisas ou equivocadas, a fim de explicar a verdadeira intenção e objetivo de suas declarações.
"Assim, verifica-se a necessidade de obter o necessário esclarecimento acerca de alusões e frases do interpelado [Lula], de forma que todas podem inferir crime contra as honras subjetiva e objetiva do interpelante [Bolsonaro]", escreveu a advogada de Bolsonaro, Luciana Lauria Lopes.
A Advocacia-Geral da União (AGU) foi procurada pela imprensa, mas disse que não vai comentar o processo.