• Home/
  • Notícias/
  • Tecnologia /
  • Lula recebe proposta do primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial em conferência em Brasília

Lula recebe proposta do primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial em conferência em Brasília

Prévia do projeto foi entregue nesta terça-feira (30)

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Lula recebe proposta do primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial em conferência em Brasília

Foto: Agência Gov

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, principal fórum de debates sobre o futuro da ciência no Brasil, começou nesta terça-feira (30), com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na cerimônia de abertura, Lula recebeu a proposta do primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), encomendado no início do ano ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.

Uma prévia do projeto foi entregue nesta terça. "O que vocês fizeram hoje de me entregar um documento sobre uma inteligência artificial pensada pelos cientistas brasileiros é um marco para este país", disse Lula na ocasião. 

Na próxima semana, o presidente vai apresentar o plano em uma reunião ministerial. "Eu vou ter uma reunião com ministros para apresentar a proposta e, a partir daí, vamos tomar decisão para saber como vamos fazer essa coisa acontecer", confirmou.

Segundo informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o objetivo do plano é promover o desenvolvimento tecnológico nacional e promover a liderança global do Brasil na área de Inteligência Artificial. 

Conferência em Brasília 

O evento aborda temas urgentes, como mudanças climáticas, transição energética, financiamento da ciência e políticas de inovação nas empresas. Com mais de 50 sessões de debates e sete plenárias, o encontro espera receber até 2.200 participantes presenciais e mais de 2.000 online, com inscrições ainda abertas para participação virtual.

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, a conferência contará com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do secretário-geral da conferência, Sérgio Rezende, além de outros ministros e autoridades. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e outros ministros, como Nísia Trindade (Saúde), Camilo Santana (Educação), Flávio Dino (STF) e Jorge Messias (AGU), participarão de plenárias.

O objetivo principal da conferência é construir a nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser implementada até 2030, definindo ações para os próximos anos com a colaboração de governo, cientistas e representantes da sociedade civil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário