Lula recebe proposta do primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial em conferência em Brasília
Prévia do projeto foi entregue nesta terça-feira (30)
Foto: Agência Gov
A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, principal fórum de debates sobre o futuro da ciência no Brasil, começou nesta terça-feira (30), com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na cerimônia de abertura, Lula recebeu a proposta do primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), encomendado no início do ano ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.
Uma prévia do projeto foi entregue nesta terça. "O que vocês fizeram hoje de me entregar um documento sobre uma inteligência artificial pensada pelos cientistas brasileiros é um marco para este país", disse Lula na ocasião.
Na próxima semana, o presidente vai apresentar o plano em uma reunião ministerial. "Eu vou ter uma reunião com ministros para apresentar a proposta e, a partir daí, vamos tomar decisão para saber como vamos fazer essa coisa acontecer", confirmou.
Segundo informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o objetivo do plano é promover o desenvolvimento tecnológico nacional e promover a liderança global do Brasil na área de Inteligência Artificial.
Conferência em Brasília
O evento aborda temas urgentes, como mudanças climáticas, transição energética, financiamento da ciência e políticas de inovação nas empresas. Com mais de 50 sessões de debates e sete plenárias, o encontro espera receber até 2.200 participantes presenciais e mais de 2.000 online, com inscrições ainda abertas para participação virtual.
Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, a conferência contará com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do secretário-geral da conferência, Sérgio Rezende, além de outros ministros e autoridades. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e outros ministros, como Nísia Trindade (Saúde), Camilo Santana (Educação), Flávio Dino (STF) e Jorge Messias (AGU), participarão de plenárias.
O objetivo principal da conferência é construir a nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser implementada até 2030, definindo ações para os próximos anos com a colaboração de governo, cientistas e representantes da sociedade civil.