Lula recua após dizer que 'traficantes são vítimas de usuários': 'frase mal colocada'
Declaração aconteceu durante coletiva de imprensa na Indonésia

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou atrás após fazer um comentário polêmico sobre o crime organizado e o combate às drogas na manhã desta sexta-feira (24), na Indonésia. Em coletiva de imprensa, o petista afirmou que os traficantes "são vítimas dos usuários" e vice-versa.
Por meio das redes sociais, Lula disse que teve uma "frase mal colocada". "Quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado", disse.
"Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado", completou.
Entenda
A fala de Lula foi uma resposta a declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, que havia dito não ser necessária uma declaração de guerra para eliminar traficantes de drogas.
“Todo mundo, quando a gente fala em combater as drogas, possivelmente, fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse Lula.
“Ou seja, então você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, e tem gente que compra porque tem gente que vende”, acrescentou.
As declarações repercutiram rapidamente no meio político e nas redes sociais. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), por exemplo, disse que o governo “prefere passar pano para o crime”.


