Lula reúne ministros e líderes no Congresso para discutir compensação à MP dos impostos
Há a perspectiva de anúncio de Messias à vaga do STF desde que Luís Roberto Barroso deixou a corte na semana passada

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
CATIA SEABRA E MARIANA BRASIL
O presidente Lula (PT) almoça nesta segunda-feira (20) com ministros e líderes do governo no Congresso para discutir a compensação da MP (medida provisória) de aumento dos impostos e a nomeação de Jorge Messias, advogado-geral da União, ao STF (Supremo Tribunal Federal).
A reunião, que ocorre no Palácio do Planalto, deve ter a presença dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação). Também estarão líderes do governo na Câmara e no Senado.
Há a perspectiva de anúncio de Messias à vaga do STF desde que Luís Roberto Barroso deixou a corte na semana passada.
Já sobre a discussão da MP, a posição do governo é de resgatar a proposta de elevar a cobrança sobre as casas de apostas, o que vai na contramão de técnicos da área econômica. Muitos reconhecem que um acordo em torno desse tema é difícil, já que o Legislativo sinaliza recusa em votar uma medida como essa.
Como mostrou a Folha de S.Paulo, a derrubada da MP obriga um ajuste de R$ 35 bilhões para fechar o Orçamento de 2026, dada a não aprovação das medidas de aumento de receitas e redução de despesas que haviam sido incluídas no texto.